• De acordo com o ESTATUTO DO IDOSO E DA CRIANÇA, é obrigatório ter acompanhantes, no caso de pacientes de 0 a 18 anos e também para maiores de 65 anos. Se você não se encaixa nessa faixa etária, consulte seu plano de saúde se ele dá direito a acomodação de seu acompanhante. As alterações de acomodações podem vir acompanhadas de diferenças tarifárias, inclusive de honorários médicos. Se houver alguma dúvida nos consulte na sua internação, estamos aqui para lhe orientar.

• ESCOLHA SEU ACOMPANHANTE COM CUIDADO – Lembre-se de que, na alta hospitalar seu acompanhante deverá saber dirigir, caso o meio de transporte que você escolheu seja um carro. Caso o paciente seja criança, são necessários dois acompanhantes para a alta hospitalar, um para dar assistência a criança e outro para dirigir o veículo. Evite uso de motos ao retornar para casa, após uma internação. O paciente pode estar ainda debilitado, sofrendo de tonturas e não conseguir se equilibrar para o transporte.

• DEIXE SEUS PERTENCES VALIOSOS EM CASA, se puder, deixe alianças, brincos, relógios, pulseiras e correntes. 

• Os quartos não possuem cofre, portanto, não traga pertences valiosos. Não nos responsabilizamos por objetos deixados no quarto.

• EVITE USAR ESMALTES NAS UNHAS, se for impossível, venha somente com base.

• Evite vir com apliques, mega-hair ou qualquer coisa do tipo em seus cabelos.

• A ALTA HOSPITALAR nesta instituição respeita horários fixos, das 8 às 10h e das 17h às 19h. Lembre-se que após a comunicação de alta pelo seu médico, você somente poderá desocupar seu quarto após a liberação formal da Enfermeira plantonista.

• Lembre-se que hospital não é um local em que crianças possam circular, além do risco de infeção hospitalar, elas podem ficar assustadas. O CONSELHO TUTELAR DETERMINA QUE A ENTRADA DE CRIANÇAS EM AMBIENTE HOSPITALAR É PERMITIDA ACIMA DE 12 ANOS. 

• De acordo com a determinação do NÚCLEO DE SEGURANCA DO PACIENTE – qualquer transporte intra-hospitalar deverá ser realizado por cadeira de rodas ou maca. Essa atitude visa minimizar a ocorrências de acidentes nas dependências do hospital.

• Sabemos que você é uma pessoa muito querida por sua família, avise-as de que as visitas são restritas em números por dia.  VOCE PODERÁ RECEBER UMA PESSOA POR VEZ E SOMENTE NO HORÁRIO ESTIPULADO. Lembre-se que você estará em recuperação e poderá aumentar o risco de infeção ao receber muitas visitas. 

• Ao fim da sua internação, por gentileza, nos ajude a melhorar o nosso atendimento preenchendo o formulário de satisfação.

• Zelamos para que você tenha uma boa recuperação, por isso faremos o melhor para lhe atender. Para facilitar nosso trabalho e garantir tranquilidade em sua estadia, siga as nossas recomendações.

Agradecemos a sua atenção.

Direção Clinica do Hospital e Maternidade São Paulo

Orientações para sua cirurgia

• VENHA EM JEJUM. Isso significa ficar no mínimo 8 horas sem se alimentar, sem beber qualquer tipo de líquido, inclusive água ou café. Siga as recomendações dadas pelo seu médico.

• TRAGA todos os seus EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS, mesmo que seu médico já os tenham visto. Podem surgir dúvidas e poderemos saná-las ao avaliarmos seus exames.

• Em conformidade com o ESTATUTO DO IDOSO E DA CRIANÇA, os acompanhantes são obrigatórios em pacientes de 0 a 18 anos e maiores de 65 anos. Se você não se encaixa nessa faixa etária, consulte seu plano de saúde se ele dá direito a acomodação de seu acompanhante. As alterações de acomodações podem vir acompanhadas de diferenças tarifárias, inclusive de honorários médicos. Se houver alguma dúvida nos consulte na sua internação.

• DEIXE SEUS PERTENCES VALIOSOS EM CASA, se puder, deixe alianças, brincos, relógios, pulseiras e correntes. 

• Os quartos não possuem cofre, portanto, não traga pertences valiosos. Não nos responsabilizamos por objetos deixados no quarto.

• Ao entrar para o centro cirúrgico DEIXE SUAS PRÓTESES DENTARIAS NO SEU QUARTO, assim evita que seja extraviada.

• NÃO USE MAQUIAGEM NO DIA DA CIRURGIA, pode usar creme hidratante e/ou filtro solar. Na dúvida pergunte ao seu médico.

• EVITE USAR ESMALTES NAS UNHAS no dia de sua cirurgia, se for impossível, venha somente com base. O esmalte altera a percepção dos equipamentos de segurança utilizados em você.

• Evite vir com apliques, mega-hair ou qualquer coisa do tipo em seus cabelos, eles podem gerar desconforto durante sua internação e pode ser prejudicial a assistência prestada.

• Siga as orientações de depilação caso seu médico exija. 

• Lembre-se que para a sua alta você precisa de uma acompanhante. Se você vier de carro, seu acompanhante precisa saber dirigir. Se o paciente for criança, precisa de dois adultos, um para cuidar da criança e outro para dirigir.  Sugerimos evitar o transporte de moto na alta hospitalar, para que evite acidentes em seu percurso de retorno ao lar.

 A ALTA HOSPITALAR nesta instituição respeita horários fixos, das 8h-10h e das 17h-19h. Lembre-se que após a comunicação de alta pelo seu médico, você somente poderá desocupar seu quarto após a liberação formal da Enfermeira. 

• Lembre-se que hospital não é um local em que crianças possam circular, além do risco de infeção hospitalar, elas podem ficar assustadas. O CONSELHO TUTELAR AVISA QUE A ENTRADA DE CRIANÇAS EM AMBIENTE HOSPITALAR É PERMITIDA ACIMA DE 12 ANOS

• De acordo com a determinação do NUCLEO DE SEGURANCA DO PACIENTE – qualquer transporte intra-hospitalar deverá ser realizado por cadeira de rodas ou maca. 

• Sabemos que você é uma pessoa muito querida por sua família, avise-as que as visitas são restritas em números por dia, então DEVERÁ ENTRAR UMA POR VEZ E SOMENTE NO HORÁRIO ESTIPULADO. Lembre-se que você estará operado e que poderá correr o risco de infeção ao receber muitas visitas. O ideal é que o paciente descanse nas primeiras 24h após qualquer cirurgia.

• Ao fim da sua internação por gentileza nos ajude a melhorar nosso atendimento – preencha o formulário de satisfação.

• Gostaríamos que você tenha uma boa recuperação, faremos o melhor para lhe atender. Para facilitar nosso trabalho e garantir tranquilidade em sua estadia, siga as nossas recomendações.

Agradecemos sua atenção.

Direção Clinica do Hospital e Maternidade São Paulo

O que devo e o que não devo levar para a Maternidade


O momento do nascimento de uma criança é muito especial para a família. Pensando em facilitar sua vida e deixar esse momento mais único, nossa equipe elaborou uma lista de itens sugeridos para mamãe, bebe e acompanhante. 

Para mamãe:

Camisolas ou pijamas com abertura na frente para facilitar a amamentação – 03

Chinelo confortável – 01 (para o banho e/ou uso no quarto)

Sutiã para amamentação, de preferência que tenha reforço lateral – 03

Calcinhas de cintura alta e confortáveis – 05

Almofada de amamentação em formato de U – 01 (Opcional)

Pacotes de absorvente noturno – 01

Roupa confortável para o dia da alta – 01

Conchas e absorventes para os seios – 01

Nécessaire com Xampu e condicionador, sabonete, desodorante sem perfume; Escova e pasta de dente. Escova para cabelo. Maquiagem se desejar. Prendedor de cabelo e touca de banho se necessário.

Toalha de Banho.

No dia do parto, traga também todos os exames realizados no pré-natal e seu cartão de pré-natal.

Para o bebê:

Manta ou cobertor (preferir os anti-alérgicos)- 02

Cueiro de flanela – 06

Conjunto completo de roupa ou macacão de algodão puro – 06

Macacões 

Body de manga curta e longa 

Mijões

Pares de meias – 06

Pares de luvas – 03

Fralda de tecido (usada para forrar o ombro ao pôr o bebe para arrotar)

Pano de Boca – 05

Toalha fralda  ou Toalha felpuda com capuz – 02

Pente ou escova de cerda natural – 01

Tesourinha (ponta romba) própria p/ unhas de recém-nascido – 01

Lenço higiênico neutro sem álcool e sem perfume – 01

Pacote de fralda descartável tamanho RN – 01

Pomada para prevenção de assaduras

Touquinha- 02

Caixa de cotonetes – 01

Produtos de higiene para o bebê – xampu, condicionador, sabonete líquido e hidratante.

LEMBRANCINHAS E ENFEITE DE PORTA

Para facilitar – monte as mudas completas para o bebe (body de manga comprida com casaco e mijão ou macacão, com meias e luvas)  e deixe separado em saquinhos cada troca.

Para a Segurança do Bebê

Bebê conforto (assento infantil) para o momento da alta hospitalar.

Para o acompanhante:

Pijama ou roupa confortável para a noite

Uma troca de roupa

Um chinelo

Nécessaire com produtos de higiene pessoal

Coisas que não deve levar:

Joias 

Objetos de valor

Dinheiro, cartões de crédito e outros objetos valiosos.