Nossa história

O HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO PAULO da cidade Cacoal, Rondônia foi fundado no ano de 1975, pelo médico Toshio Shiokawa, graduado em Medicina pela Faculdade Federal de Medicina do Paraná. Após uma breve passagem por Fátima do Sul em Mato Grosso do Sul, resolve se estabelecer em Cacoal e construiu um hospital, inicialmente com 8 leitos e cinco consultórios médicos.

Assim começou a história do Hospital e Maternidade São Paulo, como toda história começa: Pequena. Inicialmente com um corpo clínico de apenas 3 médicos.

Com o crescimento da cidade o hospital recebeu a sua primeira ampliação em meados do ano de 1983. Passou para 15 leitos, 8 consultórios médicos, reestruturação do Centro Cirúrgico e uma UTI com 3 leitos; já dispunha de laboratório de análises clínicas, serviço de Radiografia e Endoscopia Digestiva.

No ano de 1996 o doutor Toshio Shiokawa passou administração do Hospital para um grupo de nove médicos e um bioquímico. Na época foi realizada uma ampliação da Enfermaria, cozinha e Centro Cirúrgico, aproximando e formando uma equipe médica que foi uma transformação na medicina regional.

Para acompanhar o desenvolvimento da cidade, e a caracterização de uma demanda por um hospital regional, que atenderia pacientes de muitos municípios vizinhos, houve a necessidade de nova ampliação tanto do corpo clínico como também na estrutura física, sendo feitas reformas, ampliação e várias adequações. Houve também grande investimento em tecnologia tanto estrutural como de atuação médica.